Lacatoni : 30 años de la firma portuguesa de material deportivo que se ha hecho un gran hueco en tan difícil sector

Vista parcial exterior de la sede de Lacatoni, en Braga




Hemos tenido ocasión de visitar en Braga las magníficas instalaciones que allí tiene la firma portuguesa de material deportivo, Lacatoni, que desde hace años se ha ganado un notable y merecido prestigio como suministradora de indumentaria deportiva a clubes, federaciones y otros entes.

"A Lacatoni é uma marca especializada na comercialização de equipamentos desportivos para todas as modalidades" resaltaba uno de sus responsables, para explicarnos de seguido que "o nosso objectivo é superar todas as expetativas e tornar todos os que utilizam os nossos produtos satisfeitos com o seu desempenho desportivo, dispostos a vencer qualquer desafio".
Nuestro anfitrión nos recordaba que "a Lacatoni nasceu em 1988, através do espírito jovem e empreendedor de três grandes amigos ligados à área do desporto, que deram forma a um ambocioso projecto na área da produção e comercialização de equipamentos desportivos. "Lacatoni" é o resultado de um anagrama que contém parte do nome de cada um dos seus três co-fundadores: Alberto Pereira (Lakota), Carlos Carvalhal (Ca) e António Soares (Toni)".
Importantes inversiones ha venido realizando la firma estos años, en la enorme nave de que dispone en una de las zonas industriales de Braga (Rua da Quintã, Lote 1, 2 e 3 | 4700-023 Braga), en Real, cerca de Dume. "A Lacatoni é uma marca especializada na comercialização de equipamentos desportivos para todas as modalidades. Com uma equipa de Designers qualificada, inovadora e criativa, conseguimos satisfazer as necessidades dos nossos clientes e parceiros. A produção dos nossos artigos passam pelas mãos dos nossos colaboradores, aplicando todo o rigor e eficiência ao longo de todo o processo. A capacidade de entrega dentro dos prazos definidos é uma das mais valia da nossa marca. Profissionalismo e rigor", nos era explicado durante la visita que realizamos.

Son muy diversos los clubs importantes y federaciones deportivas a los que suministra la firma Lacatoni. Entre otros : "a Lacatoni e a Federação de Patinagem de Portugal prolongaram a sua parceria. No Mundial de Hóquei em Patins, que se realizou em Barcelona, a Seleção Nacional portuguesa equiparía com os novos equipamentos. Igualmente : a Lacatoni tornou-se sponsor oficial da Federação Angolana de Futebol. A Seleção Angolana de Futebol jogaría já com os novos equipamentos no recente CAN 2019 realizado no Egipto...".
Para los rectores de la firma portuguesa por excelencia de material deportivo, este 2019 no ha sido un año en vano : "a Inovação e a Tecnologia fazem parte da identidade da Lacatoni. Em 2019, a marca está a realizar um upgrade, no que diz respeito a este posicionamento, aliado à inserção de recursos humanos altamente especializados de forma a dar resposta aos novo desafios de um mundo em constante mudança. A Lacatoni reforça este ano a aposta na capacidade produtiva vertical, de forma estruturante e especializada com o objetivo de alinhar-se com os desafios dos seus parceiros, mantendo os seus clientes na linha da frente da tecnologia e inovação. O Futuro constrói-se Hoje!", nos referían.

Van ya 3 décadas, nada menos, de brillante ejecutoria de esta firma modélica que, contra viento y marea, se ha abierto camino y alcanzado un lugar importante en un mercado tan mediatizado por las firmas de renombre multinacionales de siempre. Tiene mucho mérito lo logrado por Lacatoni frente a esos colosos de la indumentaria para practicar deporte...
"No dia 5 de dezembro de 2018, a Lacatoni, marca de referência na produção e fornecimento de equipamentos multidesportivos, celebrou os seus 30 anos de existência. Num momento de convívio, a marca juntou todos os seus colaboradores, num almoço, realizado nas suas instalações, proporcionando um ambiente familiar e recheado de alegria. Crescemos Juntos, Vencemos Juntos foi o leme deste aniversário", nos explicaban finalmente.

Verão de 1988. Num período de férias conjunto, Alberto Pereira, o treinador Carlos Carvalhal e António Soares decidiram dar aso ao "espírito jovem e empreendedor e ao gosto pelo desporto", e fundaram, nesse ano, em Braga, a Lacatoni. Atualmente, é a marca desportiva portuguesa que mais emblemas profissionais (ou não) equipa em Portugal.
El video que sigue abunda en más detalles sobre esta importante firma lusitana de material deportivo.